ADORAÇÃO SOMENTE A ELE

ADORAÇÃO SOMENTE A ELE

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A História de Sansão

Deus queria que Sansão fosse Nazireu, e que seguindo seus elevados padrões, ele fosse um notável exemplo de vida e testemunho para o seu povo. O Senhor abençoou a Sansão e o revestiu do poder do Espirito, mas ele cometeu erros fatais que o levaram ao fracasso espiritual e à morte física. Entre esses erros estam os seguintes:

(1) Não se firmou na palavra de Deus. Demonstrou falta de interesse e de respeito para com os mandamentos de Deus, e desprezou totalmente a lei de Deus quanto ao casamento misto.
(2) Não fez caso do ensino que seus pais lhe transmitiram da parte de Deus, e abandonou os princípios bíblicos de vida, para fazer a sua própria vontade.
(3) Diferente de Moisés, que escolheu sofrer adversidades com o povo de Deus, ao invés de desfrutar dos prazeres passageiros do pecado, Sansão decidiu liberar suas emoções e atender seus desejos de maneira desagradável a Deus.
(4) Visando ao proveito e à vantagens pessoais, menosprezou os dons e o poder que Deus lhe concedera.

"ISTO VINHA DO SENHOR" 14:4 => Esta declaração não significa que a intenção de Sansão casar com uma incrédula vinha do Senhor. Essa sua inclinação vinha do seu próprio desejo de querer companheirismo conjugal fora do povo. Deus, no entanto, serviu-se desse mal na vida de Sansão como ocasião para cumprir seu propósito contra os filisteus. A grande força física de Sansão não provinha dele mesmo, mas do Espírito ter decido sobre ele. Segundo o novo conserto, o Espirito Santo também vem sobre os crentes, mas não para nos dar grandes forças físicas, pelo contrário, o Espírito Santo nos reveste de poder para viver e testemunhar por Cristo. A Luta de Sansão contra os filisteus era motivada primeiramente por ira e vingança pessoais, e não por causa da libertação do povo hebreu, da parte do Senhor. Esse egoísmo e falta de dedicação a Deus, por fim levaram Sansão à ruína.

"O ESPÍRITO DO SENHOR POSSANTE MENTE SE APODEROU DELE" 15:14: => No AT, uma poderosa capacitação do Espírito Santo sobre uma pessoa não significa a aprovação de Deus quanto ao modo de vida de tal pessoa (Nm 24.2). Havia, de fato, muitos reprováveis na vida de Sansão. Durante os vinte anos em que Sansão foi juiz de Israel, nunca conseguiu libertar seu povo da opressão dos filisteus. Sua história consiste apenas de proezas esporádicas contra aquela nação pagã. Deus muito teria realizado através de Sansão, se este tivesse sido fiel à sua chamada, e totalmente dedicado aos propósitos de Deus para sua vida como libertador escolhido de Israel.  O problema da concupiscência insaciável de Sansão, levou-o finalmente à queda. Ele preocupava-semas em sati fazer sua paixão sensual do que em agradar ao seu Deus. Sansão cedeu ao pecado no caso de Dalila, por descumprir repetidamente as ordens de Deus, para manter-se separado das nações iníquas de Canaã (Dt 7:1-4). Ele não se convencia de que um crente que se iguala aos idólatras e aos imorais, fica totalmente indefeso ante o poder de Satanás, o engano e à derrota total. Sansão exemplifica os crentes que acham que Deus estará sempre com eles, mesmo que continuem em sua práticas pecaminosas e imorais. O Senhor retirou-se desse juiz de Israel por causa da sua contínua desobediência (leia ICo 9:27; Hb 3:6-19). Esta passagem bíblica adverte seriamente que é possível o Senhor retirar-se de uma pessoa que peca repetidamente, sem esta perceber o fato. Sansão sinceramente arrependido e com a fé renovada em Deus, clamou ao Senhor, e a sua oração foi ouvida. Essa demonstração de fé de Sansão resultou na sua inclusão entre os heróis da fé (Hb 11:32).



Nenhum comentário:

Postar um comentário