ADORAÇÃO SOMENTE A ELE

ADORAÇÃO SOMENTE A ELE

terça-feira, 8 de março de 2011

Balaão, o falso profeta

Balaque manda chamar Balaão (Nm.22:5)

Balaão não era israelita, mas, um sacerdote adivinho conhecido entre as nações daquele tempo. Balaque acreditava que esse homem podia lançar maldição sobre o povo (v.6), influindo na vontade dos deuses e espíritos mediante seus conhecimentos ocultos de feitiçaria, de sortilégios e das manifestações misteriosas (v.2-7). Balaão pode anteriormente ter sido um verdadeiro seguidor de Deus (cf.v.18), e que depois se afastou da fé, tornando-se feiticeiro (v.7; cf.31:16; Dt .23:4-5; 2Pe. 2:15; 14:11). Como todos os demais falsos profetas, Balaão não tinha zelo genuíno pela honra de Deus, nem pela santidade do seu povo. Vendo ser-lhe impossível amaldiçoar o povo de Deus, Balaão o induziu ao pecado e à imoralidade (Nm. 25:1-6; 31:16; Ap. 2:14).Por isso ele foi morto. Tendo Balaão fracassado na sua tentativa de afastar do Senhor os israelitas, aconselhou os moabitas a tentar separar os israelitas do seu Deus, seduzindo-os à imoralidade e ao culto sensual dos falsos deuses dos moabitas (Nm. 31:16; Ap. 2:14). Como castigo, Balaão foi morto à espada (Nm.31:8; cf. Is.13:22). Balaão foi um falso profeta que vendeu seus serviços a um rei pagão, e que o aconselhou a seduzir Israel a comprometer sua fé por meio da idolatria e imoralidade. A doutrina de Balaão refere-se, portanto, a mestres e pregadores corruptos que, em Pérgamo, levavam suas congregações à transigência fatal da imoralidade, o mundanismo e as falsas ideologias; tudo por amor à promoção pessoal ou vantagem financeira. Segundo parece, a igreja em Pérgamo tinham mestres que ensinavam ser a fé salvífica em Cristo compatível com a prática da imoralidade. Jesus se oporá a qualquer pessoa que, na sua igreja, favorecer uma atitude tolerante para com o pecado. Ele promete que batalhará contra os crentes mundanos, caso não se arrependam. Devemos prestar atenção às advertências do Espírito Santo. Ele continua a falar às sete igrejas da Ásia, nos ordena a vencer o pecado no mundo e nos proíbe a imoralidade em nosso meio. Se não formos vitoriosos nessa área crítica, seremos privados da presença de Deus e do poder do Espírito Santo, tornando-nos inimigos do Reino de Deus. Se, por outro lado, vencermos, receberemos o maná escondido da vida espiritual e uma "pedra branca" que significa o triunfo da nossa fé sobre tudo quanto procura destruir nossa devoção a Cristo.

Esta passagem está no livro de Números, capítulo22. Para uma melhor reflexão, leia também os capitulos 23, 24 e 25. Invista uma parte do seu tempo lendo a Palavra e que Deus fale no profundo do seu coração.

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal

Um comentário:

  1. muito boa essa reflexão, sua postagem me foi útil em uma meditação sobre o assunto, obrigado.

    ResponderExcluir